Avaliação Institucional

É um processo interno e permanente no UniAnchieta, com envolvimento de toda a comunidade da Instituição, e constitui-se de instrumentos qualitativos e quantitativos, servindo como uma prática que retroalimenta o planejamento de todas as ações acadêmicas e pedagógicas.

Apresentação

A Avaliação Institucional é um dos componentes do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), com vistas à melhoria da qualidade da Educação Superior.

O UNIANCHIETA tem uma prática constante de retroalimentação versus avaliação, para melhoria da qualidade dos cursos de Graduação e Pós-Graduação, bem como dos cursos e programas de Extensão e Pesquisa, o que tem garantido o crescimento sólido de 75 anos de excelência no ensino, na pesquisa e na extensão.

A prática de planejar ligada à avaliação permite ao UNIANCHIETA uma análise criteriosa dos resultados da Autoavaliação Institucional, a partir das dimensões preconizadas pelo SINAES, da atuação da CPA (Comissão Própria de Avaliação), dos resultados do ENADE, que permitem apontar e (re)direcionar ações, prevenindo fragilidades, o que nos permite constantemente reafirmar quem somos, onde estamos e assim saber quem queremos ser e onde queremos chegar para implementar, com segurança e viabilidade, o plano de expansão e todas as ações projetadas no PDI (Plano de Desenvolvimento Institucional).

Nesse sentido, faz-se imprescindível o envolvimento de toda comunidade acadêmica em todos os processos de avaliação.

SINAES

O processo de Avaliação Institucional de uma Instituição de Ensino Superior é considerado umas das ferramentas mais importante no processo de Gestão e Qualidade do Ensino.

O SINAES, pela sua concepção, segundo a CONAES (2004, p.13), tem como princípios fundamentais:
  • a responsabilidade social com a educação superior;
  • o reconhecimento da diversidade do sistema;
  • o respeito à identidade, à missão e à história das instituições;
  • a globalidade institucional pela utilização de um conjunto significativo de indicadores considerados em sua relação orgânica;
  • a continuidade do processo avaliativo como instrumento de política educacional para cada instituição e o sistema de educação superior em seu conjunto.

Legislação

LEIS
Lei n. 10.861-2004
Institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES e dá outras providências.

DECRETOS
Decreto n. 6.303-2007
Altera dispositivos dos Decretos n. 5.622/2005 e 5.773/2006.

Decreto n. 5.773-2006
Dispõe sobre o exercício das funções de regulação, supervisão e avaliação de instituições de educação superior e cursos superiores de graduação e sequenciais no sistema federal de ensino.

Decreto n. 3.860-2001 (Revogado)
Dispõe sobre a organização do ensino superior, a avaliação de cursos e instituições, e dá outras providências.

PORTARIAS
Port. n. 808-2010
Aprova o Instrumento de Avaliação para Reconhecimento de Cursos de Licenciatura em Pedagogia, no âmbito do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior, anexo a esta portaria.

Port. n. 459-2010
Aprova, em extrato, o Instrumento de Avaliação para Reconhecimento de Cursos Superiores de Tecnologia do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES.

Port. INEP n. 27-2010
Oficializa os resultados do Índice Geral de Cursos do ano de 2008 (IGC-2008), do Conceito ENADE 2008 e do Conceito Preliminar de Cursos do ano de 2008 (CPC-2008).

Port. n. 821-2009
Define procedimentos para avaliação de Instituições de Educação Superior e Cursos de Graduação no âmbito do 1º Ciclo Avaliativo do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior e dá outras providências.

Port. n. 1.264-2008
Aprova, em extrato, o Instrumento de Avaliação Institucional Externa.

Port. n. 12-2008
Institui o Índice Geral de Cursos da Instituição de Educação Superior (IGC).

Port. n. 1.081-2008
Aprova, em extrato, o Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação do SINAES.

Port. n. 4-2008
Regulamenta a aplicação do CPC, para fins dos processos de renovação de reconhecimento respectivos, no âmbito do ciclo avaliativo do SINAES instaurado pela Portaria Normativa n. 1, de 2007.

Port. n. 40-2007
Institui o e-MEC, sistema eletrônico de fluxo de trabalho e gerenciamento de informações relativas aos processos de regulação da educação superior no sistema federal de educação.

Port. n. 33-2007
Prorroga os prazos para requerimento de avaliação de instituições.

Port. n. 6-2007
Altera os prazos para requerimento de avaliação de cursos.

Port. n. 1-2007
Calendário de avaliações do Ciclo Avaliativo do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES para o triênio 2007/2009.

Port. n. 2.864-2005 (Revogada)
Estabelece que as IES deverão tornar públicas e manter atualizadas, em página eletrônica própria, as condições de oferta dos cursos ministrados.

Port. n. 2.413-2005 (Revogada)
Dispõe sobre a renovação de reconhecimento de cursos de graduação e de tecnologia.

Port. INEP n. 31-2005
Estabelece os procedimentos para a organização e execução das avaliações institucionais externas das IES e dos cursos de graduação, tecnológicos, seqüências, presenciais e a distância.

Port. n. 328-2005
Dispõe sobre o Cadastro de Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu e define as disposições para sua operacionalização.

Port. n. 04-2005
Implanta o Instrumento de Avaliação Institucional Externa para fins de credenciamento e recredenciamento de universidades.

Port. n. 46-2005
As Instituições de Educação Superior – IES deverão responder, anualmente, conforme calendário estabelecido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP, ao CENSO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR no Sistema Integrado de Informações da Educação Superior – SIEd-Sup.

Port. n. 106-2004
Nomeia os membros da Comissão de Avaliação Institucional.

Port. n. 2.051-2004
Regulamenta a Lei do SINAES

RESOLUÇÕES

Res. 02-2007
Dispõe sobre carga horária mínima e procedimentos relativos à integralização e duração dos cursos de graduação, bacharelados, na modalidade presencial.

PARECERES

CNE 267-2002
Reexame do Parecer CNE/CES 111/2002, que dispõe sobre recredenciamento de Universidades e Centros Universitários – homologado 13.09.2002.

CNE 111-2002
Dispõe sobre recredenciamento de Universidades e Centros Universitários

DOCUMENTOS MEC

Instrumento de Avaliação Institucional Externa – CONAES/INEP/DAES – julho/2010
Estabelece os referenciais que serão utilizados pelos avaliadores nas modalidades presencial e a distância, no processo de avaliação institucional externa.

Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação – CONAES/INEP/DAES – julho/2010
Estabelece os referenciais que serão utilizados pelos avaliadores nas modalidades presencial e a distância, no processo de avaliação de cursos de graduação.

Ofício Circular MEC/INEP/DAES/CONAES 0067 – Julho/2010
Retificação do instrumento de Avaliação Institucional Externa e dos Instrumentos de Avaliação de Cursos de Graduação, para fins de Reconhecimento nas modalidades Licenciatura e Bacharelado e para fins de Renovação de Reconhecimento nas modalidades Licenciatura, Bacharelado e Tecnológico; e orientações gerais referentes aos processos avaliativos

Nota Técnica INEP/DAES – fevereiro/2009
Estabelece prazo para postagem anual de relatório de autoavaliação institucional no Sistema e-MEC. (ver Port. n. 821-2009)

Instrumento de Avaliação Institucional Externa – CONAES/INEP/DAES – outubro/2008
Estabelece os referenciais que serão utilizados pelos avaliadores nas modalidades presencial e a distância, no processo de avaliação institucional externa.

Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação – CONAES/INEP/DAES – setembro/2008
Estabelece os referenciais que serão utilizados pelos avaliadores nas modalidades presencial e a distância, no processo de avaliação de cursos de graduação.

Nota Técnica INEP/DAES – abril/2008
Esclarece questões do Ofício INEP/DAES 00913/2008 e prorroga prazos nele informados.

Diretrizes para a Autoavaliação das Instituições – CONAES – agosto/2004
Texto orientador que sistematiza a concepção, os princípios e as dimensões da avaliação estabelecidos pelo SINAES e define as diretrizes para a sua implementação.

Roteiro de Autoavaliação Institucional: Orientações Gerais – CONAES/INEP – 2004
Documento que operacionaliza as diretrizes do SINAES e apresenta as orientações para o roteiro de avaliação interna (autoavaliação institucional).

CPA

O que é CPA?

A CPA (Comissão Própria de Avaliação) do Centro Universitário Padre Anchieta é uma comissão composta por representantes de todos os segmentos da comunidade acadêmica e da sociedade civil organizada e tem como objetivo coordenar e articular o processo interno de avaliação, bem como sistematizar e disponibilizar informações e dados das avaliações a toda comunidade acadêmica.

Ato de designação da CPA: Resolução CONUN 09/2018 aditada em 05 de fevereiro de 2018.
Período de mandato da CPA: de 05/02/2018 a 05/02/2021

Composição da CPA
Nome Segmento que representa
Maria Cristina Zago Castelli Docente (recondução)
Elvis Brassaroto Aleixo Docente (recondução)
Helena Torres Meirelles Docente (recondução)
Vanderlei Inácio de Paula Docente (recondução)
Silmara Cristina Toledo Pastori Discente
Tatiane da Silva Gaspar Discente
Antonio Salvador Soares Sociedade Civil Organizada (recondução)
Virgínia Umbelina Colanzi Vieira Sociedade Civil Organizada
Gláucia Daiane Satsala Técnico-administrativo (recondução)
Loana Carolina Siqueira Técnico-administrativo (recondução)
Coordenação da CPA
Maria Cristina Zago Castelli

Entendendo a Avaliação Institucional

A Avaliação Institucional se constitui por três grandes eixos que compõem a avaliação da Instituição e dos cursos de graduação:
  1. Autoavaliação – é um processo interno e permanente da Instituição, com envolvimento de todos os segmentos da comunidade acadêmica (docentes, discente e técnico-administrativo) e da sociedade civil organizada. É coordenado pela CPA, e constitui-se de instrumentos qualitativos e quantitativos, servindo como uma prática que retroalimenta o planejamento de todas as ações acadêmicas e pedagógicas. Essa avaliação se dá durante o ano todo, mediante reuniões, aplicação de questionários e mediante estudos e conversas informais.


  2. Avaliação externa – é um processo que está sob a responsabilidade do INEP/MEC, que designa comissões para avaliação in loco, que tem como referência os padrões de qualidade para a Educação Superior, expressos nos instrumentos de avaliação e nos relatórios das autoavaliações. Essa avaliação ocorre, no caso do UNIANCHIETA, para o Recredenciamento da Instituição e para o Reconhecimento ou Renovação de Reconhecimento dos cursos de graduação.


  3. ENADE – é o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes, e se constitui como um COMPONENTE CURRICULAR OBRIGATÓRIO!

Agenda da Avaliação

AGENDA DA AVALIAÇÃO – 2019
Constante Visitas da CPA aos discentes, docentes e coordenadores nos prédios da IES.
Fevereiro, abril, junho, agosto e novembro Reunião da CPA
Por módulo Aplicação dos questionários da pós-graduação
18 de março a 01º de abril Aplicação do questionário sobre o “perfil do Ingressante”
27 de maio a 10 de junho Aplicação dos questionários aos discentes para:
– avaliação dos docentes;
– autoavaliação discente;
Aplicação dos questionários aos docentes para:
– avaliação da coordenação
– autoavaliação docente.
Aplicação dos questionários aos técnicos-administrativos.
Junho Devolutiva dos resultados aos coordenadores, docentes e discentes
02 a 16 de setembro Aplicação do questionário sobre o “perfil do Ingressante”
28 de outubro a 11 de novembro Aplicação dos questionários aos discentes para:
– avaliação dos docentes e coordenadores;
– autoavaliação discente;
– avaliação da infra e outros.
Aplicação dos questionários aos docentes para:
– avaliação da coordenação
– autoavaliação docente.
– avaliação da infra e outros.
Aplicação dos questionários aos coordenadores para:
– avaliação da infra e outros
Novembro Devolutiva dos resultados aos coordenadores, docentes e discentes

Resultados Autoavaliação

Infraestrutura
  • investimentos constantes na rede de internet sem fio (wireless);
  • instalação de novos laboratórios específicos e compra de materiais para os mesmos;
  • atualização permanente de livros da biblioteca e assinatura de novos periódicos;
  • instalação de datashow nas salas de aula;
  • melhorias constantes nas salas de aula (mesas, lousas, tela retrátil, ventilador, cortinas e carteiras);
  • disponibilização de recursos de acessibilidade no portal da Instituição.

Acadêmico e Pedagógico
  • fortalecimento do Programa Institucional de Iniciação Científica e Inovação Tecnológica com novas pesquisas / grupos pesquisados / projetos;
  • consolidação de programas de extensão e monitoria;
  • sensibilização da comunidade acadêmica para o ENADE;
  • promoção de novos eventos culturais;
  • conscientização para as publicações nas revistas institucionais;
  • implantação de TIC’s (Tecnologia da Informação e Comunicação) ao longo do curso;
  • reformulação da oferta de cursos de Pós-Graduação;
  • programa de Responsabilidade Social;
  • utilização do SMS, para ampliar o canal de comunicação com a comunidade;
  • oferecimento de cursos de atualização aos docentes e aos técnicos-administrativos;
  • ampliação da utilização do AVA nos cursos;
  • oferecimento da monitoria de Língua Portuguesa e de Matemática nos campi.
  • Implantação de disciplinas on-line, nos cursos presenciais;
  • publicação do Boletim da CPA, no site da IES;
  • realização de visitas da CPA e da Ouvidoria, nos prédios da IES.

* Estas ações tiveram a contribuição da CPA a partir dos resultados da Avaliação Institucional.
Infraestrutura
  • melhorias constantes nas salas de aula (mesas, lousas, tela retrátil, ventilador, cortinas e carteiras);
  • investimentos constantes na rede de internet sem fio (wireless);
  • atualização permanente de livros da biblioteca;
  • assinatura de novos periódicos;
  • aquisição da plataforma Canvas.

Acadêmico e Pedagógico
  • incrementação do Programa de Iniciação Científica, de Extensão e de Monitoria;
  • implantação de novas TIC’s ao longo do curso;
  • parcerias com empresas;
  • adequação do Regulamento de Atividade Complementar;
  • ampliação do oferecimento de disciplinas on-line, em regime de dependência e adaptação.

* Estas ações tiveram a contribuição da CPA a partir dos resultados da Avaliação Institucional.

2018

Componente fundamental do processo avaliativo, a divulgação dos resultados objetiva tornar públicas as oportunidades de discussão de ações necessárias de transformação, retomando o princípio de participação que norteou todo o processo, que permeia a vida da instituição em seus múltiplos aspectos e que se pretende concretizado num canal permanente de diálogo de suas partes constitutivas entre si e com a comunidade externa.

A divulgação dos resultados ocorreu por meio de murais, de reuniões, de documentos informativos impressos ou eletrônicos, do site da IES e de outros.
Para a definição dos questionários a serem aplicados na autoavaliação, foram realizados encontros com os diversos segmentos da instituição, instituídas comissões responsáveis pela construção de instrumentos que possibilitassem uma eficaz coleta de dados que, combinados com outros indicadores, permitissem uma análise não só quantitativa como qualitativa das dimensões avaliadas.
Os questionários foram aplicados, via Web, no sistema Lyceum, para os envolvidos no processo avaliativo,isto é: alunos, professores, coordenadores e demais funcionários que compõem o corpo técnico-administrativo.
Para a coleta dos dados, no primeiro semestre foram aplicados os questionários aos discentes (perfil do ingressante, autoavaliação e avaliação docente) e aos docentes (autoavaliação e avaliação da coordenação).
Já no segundo semestre, para os coordenadores (avaliação da infraestrutura, setores e canais de comunicação); docentes (avaliação da coordenação, infraestrutura, setores e canais de comunicação e autoavaliação); discentes (avaliando coordenação, docentes, infraestrutura, setores e canais de comunicação, e autoavaliação); e funcionários (autoavaliação, avaliando gestor, infraestrutura e serviços).
O processo permitiu, num segundo momento, a criação de um banco de dados, disponibilizado pelo pessoal do setor de Tecnologia da Informação.
Criaram-se sistemas de informação que geravam formulários com informações resumidas acerca do item que estava sendo pesquisado.
Os instrumentos abaixo descritos foram elaborados de forma a contemplar as especificidades da instituição.

Perfil do ingressante
Composto por trinta e nove (39) questões, este questionário teve por objetivo coletar informações sobre o perfil sociográfico (idade, sexo, escolaridade, renda etc) e o perfil psicográfico (atitudes, valores e comportamentos) dos ingressantes, bem como questões da área acadêmica.

Avaliação pelos Discentes
Os discentes responderam quarenta (42) e duas questões divididas em três relatórios distintos, descritos a seguir:
  • nove (9) questões relacionadas à autoavaliação: este instrumento foi utilizado com o objetivo de propiciar uma reflexão sobre frequência do seu envolvimento e comprometimento enquanto aluno no processo ensino-aprendizagem;
  • nove (9) questões relacionadas à avaliação dos docentes: este instrumento teve por objetivo avaliar e verificar o grau de envolvimento dos docentes nas atividades em sala de aula. Para tanto, foram elaboradas questões que tratam de relacionamento interpessoal, ação pedagógica e participação. Este instrumento forneceu informações sobre o desenvolvimento do docente isoladamente, propiciando uma maior compreensão dos fatores que influenciam o processo de ensino-aprendizagem.
  • vinte e quatro (24) questões relacionadas à avaliação do Coordenador de Curso, da infraestrutura, do suporte administrativo-acadêmico e dos canais de comunicação: esse instrumento de avaliação contribuiu para projetar um diagnóstico de como o curso está organizado, desde a atuação do coordenador e as condições de infraestrutura e serviços oferecidos pela Instituição e, consequentemente, a proposição de ações de correção.

As informações obtidas serviram para gerar ações individuais e coletivas que culminam com a prestação de serviços mais qualificados.

Avaliação pelo docente
Avaliação pelo docente Os discentes responderam dezoito questões (18) divididas em dois relatórios distintos, descritos a seguir:
  • nove (9) questões relacionadas à autoavaliação: este instrumento foi utilizado com o objetivo de propiciar uma reflexão sobre a prática pedagógica e o seu envolvimento nas atividades que lhe competem, que norteará o aprimoramento do processo de ensino-aprendizagem.
  • nove (9) questões relacionadas à avaliação da coordenação: os dados coletados possibilitaram a avaliação do nível de satisfação dos docentes quanto à atuação do coordenador. Revestiu-se de grande importância, pois permitiu traçar ações de correção que garantam o suporte mais adequado para o desenvolvimento das atividades pedagógicas.

Avaliação pelo Coordenador
Os coordenadores responderam vinte e nove (29) questões divididas em dois (2) relatórios distintos, descritos a seguir:
  • oito (8) questões relacionadas à avaliação da diretoria: os dados coletados possibilitaram a avaliação do nível de satisfação dos coordenadores quanto à atuação da direção.
  • vinte e uma (21) questões relacionadas à avaliação da infraestrutura, suporte administrativo-acadêmico, canais de comunicação e avaliação institucional: este instrumento de avaliação foi composto de questões que envolveram aspectos acima relacionados, o que possibilitou uma avaliação do nível de satisfação dos coordenadores. Revestiu-se de grande importância, pois permitiu traçar ações de correção que garantam o suporte mais adequado para o desenvolvimento das atividades pedagógicas.

Avaliação da Pós-Graduação
Considerando-se que os cursos de Pós-Graduação lato sensu têm como finalidade a qualificação profissional, procurou-se avaliar a contribuição do curso para o aprimoramento do aluno. Foram aplicados os seguintes questionários, cujos dados foram lançados em Planilha Eletrônica Microsoft Excel®, para geração de tabelas e gráficos:
  • questionário perfil do ingressante: questões relacionadas ao perfil sociográfico (idade, sexo, escolaridade, renda etc) e o perfil psicográfico (atitudes, valores e comportamentos) dos ingressantes, bem como questões da área acadêmica.
  • questionário aos discentes ao final de cada módulo: questões relacionadas à avaliação do docente e autoavaliação.
  • questionário aos discentes ao final do curso: questões relacionadas à avaliação do curso e da infraestrutura.
A avaliação geral dos cursos possibilita a verificação do grau de eficácia da instituição no cumprimento de seu objetivo principal: a formação de profissionais competentes e comprometidos com o progresso e o bem-estar da coletividade. O ensino de qualidade oferecido em condições adequadas, facilitadoras da aprendizagem, é imprescindível para que esse objetivo seja atingido. Esse é o compromisso desta instituição, que se reflete na boa avaliação obtida pelos cursos.

O resultado geral da avaliação é apresentado abaixo, em gráfico de pizza:

Clique no curso desejado e veja o gráfico logo abaixo deste quadro.

Boletim – 2019

Maio

VISITAS AOS PRÉDIOS DO UNIANCHIETA:

Diariamente, a representante da CPA, Glaucia Daiane Satsala realiza visitas nos prédios da Instituição. Gostaria de conversar com ela? Informe o seu interesse, à assistente de coordenação, que ela irá até você.

VISITA IN LOCO DA COMISSÃO DE AVALIAÇÃO DO INEP/MEC
  • O curso de Arquitetura e Urbanismo foi avaliado pela Comissão de Avaliação do INEP/MEC e, em virtude dessa avaliação, obteve o conceito 4,0 (quatro), em uma escala de 1,0 (um) a 5,0 (cinco). Parabéns pelo excelente resultado obtido!
  • Nos dias 27 e 28 de maio, receberemos a visita in loco da Comissão de Avaliação do INEP/MEC, para o Reconhecimento do Curso de Ciência da Computação. Em breve, será divulgado o conceito do curso. Fiquem atentos!

Abril

VISITAS AOS PRÉDIOS DO UNIANCHIETA:

Diariamente, o ouvidor, Léo Ferreira Arantes realiza visitas nos prédios da Instituição. Gostaria de conversar com ele? Informe o seu interesse, à assistente de coordenação, que ele irá até você.

VISITA IN LOCO DA COMISSÃO DE AVALIAÇÃO DO INEP/MEC
  • O curso Superior de Tecnologia em Estética e Cosmética foi avaliado pela Comissão de Avaliação do INEP/MEC e, em virtude dessa avaliação, obteve o conceito 4,0 (quatro), em uma escala de 1,0 (um) a 5,0 (cinco). Parabéns pelo excelente resultado obtido!
  • Nos dias 15 e 16 de abril, recebemos a visita in loco da Comissão de Avaliação do INEP/MEC, para o Reconhecimento do Curso de Arquitetura e Urbanismo. Em breve, será divulgado o conceito do curso. Fiquem atentos!
ENADE 2019

No dia 16 de abril de 2019, foi publicada, no Diário Oficial da União, a Portaria nº 828, do Ministério da Educação, referente ao ENADE 2019.

Neste ano, serão avaliados os seguintes cursos: Arquitetura e Urbanismo, Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Produção, Engenharia Eletrônica, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Estética e Cosmética e Gestão Ambiental.

A prova está agendada para acontecer no dia 24 de novembro de 2019, com início às 13h30min.

Março

PREMIAÇÃO

No dia 14 de fevereiro de 2019, a IES fez uma linda homenagem aos docentes mais bem avaliados pelos alunos, no ciclo avaliativo do segundo semestre de 2018. A saber:
  • Alessandro Tosim, curso de Educação Física – licenciatura.
  • Ana Carolina Antunes Naime, cursos de Biomedicina e Estética e Cosmética.
  • Anderson Paulo Floresti, curso de Engenharia de Alimentos.
  • Bruna Marcacini Azevedo, curso de Nutrição.
  • Bruno Vilas Boas Dias, curso de Enfermagem.
  • Carlos Eduardo Câmara, curso de Sistemas de Informação.
  • Carolina Guida Cardoso do Carmo, curso de Arquitetura e Urbanismo.
  • Cesar Tegani Tofanini, curso de Ciência da Computação.
  • Dicesar Correia, curso de Engenharia Química.
  • Duilio Fabbri Junior, curso de Publicidade e Propaganda.
  • Elton Carlos Zacaratto, cursos de Engenharia Eletrônica e Engenharia Mecânica.
  • Fernanda Correia Pereira Benassi, curso de Ciências Econômicas.
  • Flaviana de Cássia Maschietto Biffi, curso de Gestão de Recursos Humanos.
  • Gilson Rigoni, curso de Analise e Desenvolvimento de Sistemas.
  • Gustavo Longhi de Carvalho, Engenharia de Produção.
  • Isabel Cristina Alvares de Souza, curso de Pedagogia.
  • Karen Alves da Silva, curso de Letras – Português/ Inglês.
  • Luciana Urbano dos Santos (Farmácia)
  • Marcelo Rodrigues da Cunha (Educação Física – Bacharelado)
  • Marco Antonio Furlan, curso de Ciências Contábeis.
  • Marco Antonio Paletta, curso de Logística.
  • Maria Aparecida Ferreira Ribeiro, curso de Psicologia.
  • Raquel Carnivalle Silva Melillo, curso de Engenharia Ambiental e Sanitária.
  • Regiane Donizeti Sperandio, curso de Fisioterapia.
  • Regiane Scoco Laurádio, curso de Direito.
  • Rodolfo Leandro de Faria Olivo, curso de Administração.
  • Thiago Drozdowski Priosta, curso de Engenharia Civil.
  • Vanderlei Inácio de Paula, curso de Processos Químicos.

CICLO AVALIATIVO DE 2019

No período de 18 de março a 01º de abril, os ingressantes dos cursos de graduação do UniAnchieta participarão da Avaliação Institucional “Perfil do Ingressante”. Se você é ingressante, fique atento! O instrumento de avaliação estará disponível no aluno on-line.

VISITA IN LOCO DA COMISSÃO DE AVALIAÇÃO DO INEP/MEC

Nos dias 21 e 22 de março, receberemos a visita in loco da Comissão de Avaliação do INEP/MEC, para a Renovação de Reconhecimento do Curso Superior de Tecnologia em Estética e Cosmética. Fiquem atentos!

Fevereiro

MEMBROS DA CPA

Atualmente, a CPA é composta pelos seguintes membros: profa. Maria Cristina Zago Castelli, prof. Elvis Brassaroto Aleixo, profa. Helena Torres Meirelles e o prof. Vanderlei Inácio de Paula, todos representantes Docente; Silmara Cristina Toledo Pastori e Tatiane da Silva Gaspar, ambas representantes Discente; sr. Antonio Salvador Soares e a sra. Virgínia Umbelina Colanzi Vieira, ambos representantes da Sociedade Civil Organizada; Glaucia Daiane Satsala e a Loana Carolina Siqueira, ambos representantes Técnico-Administrativo.

INÍCIO DAS AULAS
  • Ingressantes: dia 18 de fevereiro.
  • Veteranos: dia 19 de fevereiro.

ENADE

Em breve, o Ministério da Educação irá publicar a portaria que estabelece as regras do Exame Nacional de Desempenho do Estudante, para o ano de 2019. Fique atento!

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