Livros Acadêmicos

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Avaliação de Língua Portuguesa no Novo Enem

Criado em 1998, o ENEM (Exame Nacional de Ensino Médio) pode ter a sua história dividida em duas fases. A primeira diz respeito às versões aplicadas entre 1998 e 2008, norteadas por cinco competências gerais e 21 habilidades, interdisciplinarmente relacionadas, conforme apresentado na fundamentação teórico-metodológica do ENEM.

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O quê as Letras têm?

Caderno de Atividades – Acadêmico-Científico-Culturais

Propomos uma espécie de elisão entre os “ques”, ao mesmo tempo em que o substantivamos com a presença do artigo, assim, evita a cacofonia, pois o que importa, o nosso “assento”, é esse quê das Letras que se lido de uma forma regular seria “As letras têm o quê?”.
Imitando D. Quixote ou Alice, propomos a leitura da frase como num espelho, ao contrário.
Para saber “O quê as Letras têm?” é preciso aceitar o convite e sair do comum, aceitar a desordem do espelho.
Este Caderno de Atividades-Acadêmico-Cientifico-Culturais pretende dispor para o público interessado nas Letras e áreas afins, por meio de uma publicação on-line, anual, a agenda do curso de Letras do Centro Universitário Padre Anchieta (Jundiaí, SP), como meio de divulgação de suas ações que possibilite o diálogo com aqueles que se interessam pelo desenvolvimento do próprio curso e das Letras.

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Glossário de Concepções Linguísticas e Acadêmicas

Em seu percurso pelo Ensino Médio, noções básicas relativas ao trabalho com a linguagem e com a metodologia científica foram-lhe apresentadas. Entretanto, agora, em uma circunstância de nível superior, tais concepções ganham aspectos mais específicos e voltados para um aperfeiçoamento da leitura, da escrita, da reflexão interpretativa e da organização de material de pesquisa e da divulgação de trabalhos efetuados em ambiente acadêmico e profissional.
É neste sentido que preocupado com a necessidade de integrar o estudante cada vez mais de modo eficiente ao estudo e ao ambiente científico, acadêmico e profissional, o Centro Universitário Padre Anchieta toma a iniciativa de, em um projeto conjunto da Diretoria de Graduação, Coordenações e docentes do curso de Letras e do Departamento de Desenvolvimento em Língua Portuguesa e Arte, criar este glossário como lugar de consulta das principais concepções presentes nas disciplinas de Leitura e Produção de Texto e Metodologia do Trabalho Científico.
Salientamos, porém, que como material de consulta e de referência, este glossário não tem a intenção de fechar definições, muito menos a de estereotipar formas textuais e modos de exposição oral, mas de, somado a outros dispositivos, servir de base e auxílio ao estudante de graduação em suas percepções dos conceitos e das questões que deverão ser ampliados e refletidos no trabalho efetivo de estudo, da profissão e da pesquisa. Desse modo queremos oferecer-lhes possibilidades de bons estudos e de uma boa carreira no mundo universitário.

Prof. Dr. Jaqueson Luiz da Silva
Professor do curso de Letras e Coordenador do DDPA

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Normas para Elaboração e Apresentação de Trabalhos Acadêmicos

A atividade acadêmica está estruturada em torno de três eixos: obter conhecimento, criar conhecimento e comunicar conhecimento. O presente livro, contemplando a etapa final de comunicar o conhecimento produzido, tem o objetivo de orientar os alunos e os docentes do UniAnchieta para a elaboração de trabalhos acadêmicos e projetos de pesquisa de acordo com as Normas de Documentação da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), acopladas a algumas peculiaridades de procedimentos institucionais.
São muitas as normas da área de documentação aprovadas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas, no entanto, são apresentadas aqui apenas as informações básicas para o aluno ter mais segurança na elaboração gráfica e estrutura do trabalho acadêmico, na apresentação de citações, no estabelecimento de referências. Sendo assim, a disciplina de Metodologia do Trabalho Científico, seja nos cursos de graduação ou de pós-graduação, encontra respaldo nas orientações contidas em tal compêndio.
Em 2007, um grupo de professores se motivou a organizar o Manual de orientação para elaboração de trabalhos acadêmicos. A semente se plantara. Em 2011, em decorrência da publicação das normas 14724:2011, 10719:2011 e 15287:2011, o grupo, embora mais reduzido, se propôs a revisar tal material, inclusive de acordo com as novas regras ortográficas, redundando tal empreendimento no volume transformado em livro digital.
Para além de seu aspecto técnico, com certeza, constitui um relevante instrumento na disseminação do conhecimento e na confiabilidade das informações. A semente se frutifica.

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Lições da Inconclusão: A Integração TCC-Ensino

O curso de Ciências – Habilitação em Biologia do Centro Universitário Padre Anchieta, em funcionamento desde 1973, sempre contribuiu com a produção científica da região e do Brasil. Inicialmente, ela se deu de maneira esporádica, pautada pela iniciativa voluntária de alguns professores e alunos. Gradualmente, o volume de produção aumentou com a implantação de um programa de iniciação científica e atingiu seu ápice com a produção de trabalhos de conclusão de curso de graduação (TCCs) e monografias de pós-graduação. Parte do conhecimento gerado por esses trabalhos passou a ser usado em aulas por alguns professores do curso. Essa integração ocorria, entretanto, de modo eventual, devido à baixa circulação das informações produzidas. À exceção de trabalhos publicados, os volumes impressos dos TCCs e monografias possuem baixa visibilidade por ficarem disponíveis apenas nas bibliotecas da instituição. De maneira geral, somente professores orientadores ou membros de bancas de apresentações conhecem mais profundamente o trabalho realizado.
A ideia do presente livro surgiu com o objetivo de aumentar a divulgação de algumas dessas pesquisas que podem, a partir deste momento, contribuir de forma mais efetiva para a compreensão e o ensino dos diversos temas aqui abordados. À exceção dos dois primeiros, cada capítulo corresponde a um TCC de graduação selecionado. A escolha de trabalhos seguiu os critérios de qualidade, relevância e consonância com o tema deste livro. Pesquisas já publicadas não foram incluídas. É preciso observar que, dentre os trabalhos não selecionados, há diversos de grande qualidade, mas que não estão aqui presentes simplesmente por falta de espaço, por não se adequarem tão bem ao tema do livro quanto os selecionados ou até pela dificuldade de contato com pelo menos um dos autores.
Quanto aos temas, estes são bastante variados, pois a filosofia do curso é a de permitir que os alunos escolham os assuntos com os quais querem trabalhar para, posteriormente, os professores orientadores realizarem os ajustes necessários. Essa diversidade torna o resultado da atividade bastante abrangente, permeando muitas áreas do conhecimento e disciplinas.
Os trabalhos seguem ordenação alfabética, tomando como base o seu título sem os eventuais artigos. A possibilidade de organização por temas foi abandonada, pois muitas das pesquisas são interdisciplinares e corria-se o risco de induzir o leitor a deixar de consultar algum capítulo por ele não estar inserido no grupo de seu interesse, apesar do conteúdo abordar, mesmo que secundariamente, o assunto que procura. Ainda assim, oferecemos, no final do livro, um índice por área.

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Gestão Ambiental: Estudos e Práticas

A presente publicação é resultado do esforço do corpo docente e discente do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental do Centro Universitário Padre Anchieta – UniAnchieta, na produção do conhecimento técnico-científico através da realização, nos últimos anos, de pesquisas e práticas acadêmicas desenvolvidas em sala de aula envolvendo o município de Jundiaí e região.
Desse modo, um dos objetivos desta coletânea é contribuir para o debate local, regional e nacional de assuntos relacionados à sustentabilidade e a gestão ambiental, tais como a questão do gerenciamento dos resíduos da construção civil do município de Jundiaí-SP, a reciclagem de óleo de cozinha no município de Itapeva-SP, a educação ambiental como estratégia da prevenção da dengue em Várzea Paulista-SP e a experiência de leitura de texto de divulgação científica e de interpretação de conceitos inerentes à área de Sistemas de Gestão Ambiental.
É oportuno comentar que historicamente, a necessidade de especialistas em técnicas de gestão ambiental culminou no surgimento de cursos superiores voltados para a formação de profissionais na área. Desse modo, o Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental do Centro Universitário Padre Anchieta pretende atender a uma demanda de profissionais formados para terem um olhar holístico, humanístico, diferenciado e sistêmico para as questões ambientais que existem em nossa região. Esperamos que esta seja uma das muitas publicações oriundas do trabalho desenvolvido em nosso curso.